sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Motivação no Trabalho


O que te Motiva?
Quantas vezes em sua vida ou em seu trabalho você se viu parado, quieto em seu cantinho, sem muito que fazer ou pensar, com aquele total desânimo? Ou mesmo querendo desenvolver um projeto, pessoal ou profissional, mas não consegue iniciar o que deseja? Você sabe o quê e como fazer, os resultados que almeja, mas reluta em começar. Isso se traduz em falta de motivação!

O que te motiva? Alcançar um sonho, desenvolver algo novo, melhorar sua vida, ter alguma satisfação pessoal ou amorosa, ajudar outras pessoas ou simplesmente estar bem consigo mesmo? Vou me sustentar em nosso velho amigo para todas as horas, o Dicionário Aurélio, que diz: motivação é o conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo. É acreditando neste conjunto de fatores que existe dentro de cada um de nós e que faz com que determinemos nosso jeito de ser e estar na vida que conseguimos alcançar aquilo que desejamos.  Bom, ficou claro né? Pensa que podemos parar por aqui? Se você está motivado, pare! Se você precisa de um empurrãozinho, leia mais!



Um Exemplo
Eu já fui um cara obeso! E bastante por sinal. Cheguei a ter 118 Kg e mais de 30% de gordura corporal. Já sabia perfeitamente o que fazer para emagrecer, mas nunca me animava em começar essa tarefa em minha vida. Pensava sempre que estava bom, que nunca iria ter problemas de saúde ou psicológicos, etc, etc, etc... Foram mais de 10 anos de obesidade sem esforço algum para emagrecer, mas sempre com aquelas “banhas” me incomodando e me entristecendo. Realmente ser gordo atrapalha nossa vida e, quem é ou já foi, sabe do que estou falando.
Como fiz? Foram 35 Kg que se perderam. Minha medida de emagrecimento no período de dieta e exercícios controlados eram sacos de arroz. Você consegue imaginar alguém perder sete sacos de arroz de gordura?! Essa é a conta e esse foi o resultado alcançado. O que me motivou? A vida! Não aguentava mais não ter fôlego para nada, ter insucessos amorosos (conquistei a mulher que eu queria e ela foi minha maior motivadora, além de mim, claro!), não ter roupas para vestir, me sentir sujo, cansado e rejeitado por ter quilos a mais. E pode ter certeza que quem é gordo passa por tudo isso, que podemos até julgar como “certas bobeiras”. Quem é gordo é triste! O gordo tenta se mostrar feliz, faz a diversão das pessoas, mas no fundo é uma pessoa infeliz.
Mas lembre-se: você pode mudar! Se você é gordo ou tem alguma outra coisa que te deixa infeliz, você pode mudar e a motivação é o passo inicial. Em meu processo de emagrecimento, a motivação me contagiou, principalmente nos exercícios de corrida (efeito endorfina). No começo não conseguia correr nem 500 metros. Sofria! Mas aos poucos as coisas foram mudando. As pessoas me viam correndo na chuva, no frio, no calor... Muitos me incentivavam (tinham aqueles que não... é verdade...) e eu ficava cada vez mais forte e empolgado. No final de 10 meses, havia perdido 35 kilos e tinha 9% de gordura corporal. Era outra pessoa, mais feliz, empolgado, com alegria de viver. Passei a ter orgulho de mim mesmo, sabia que fui forte! E o melhor de tudo isso, você passa a ser exemplo para outras pessoas. Isso me deixou muito contente.
 Fiz esse breve relato de uma história pessoal para mostrar como é possível se motivar e tentar conquistar seus desejos. Todo mundo é capaz e você também é! O que falta para você? Se for motivação, por favor, pare e pense no que você está perdendo sem buscar o que quer. Faça! O melhor sentimento que um ser humano pode ter é a satisfação. Vença seus desafios, se mova, faça acontecer e, se der errado, levante e faça novamente. Sua estima irá aumentar 100% e outras pessoas irão admirá-lo. Você pode alcançar o sucesso. Busque sua força interior e exterior e vença os obstáculos.

A Motivação no Trabalho
Quais são os principais fatores motivacionais no trabalho? Salário, desafios de suas tarefas, um novo projeto, um novo emprego, um novo chefe? Tudo isso pode motivar ou desmotivar uma pessoa. Mas lembre-se de que tudo o que foi citado é, na realidade, fator estimulante e não 100% fator motivacional. A motivação de trabalhar ou de fazer qualquer outra coisa deve vir do indivíduo e esses fatores estimulantes devem ajudar (ou piorar).
Muitos de nós vivemos reclamando que a empresa em que trabalhamos ou nosso chefe nunca nos motiva em nosso trabalho. Até eu mesmo já falei muitas vezes isso. Em parte, podemos ter alguma razão. Nosso líder tem papel fundamental em nosso dia a dia. Alguns pontos são fundamentais nessa relação: boa comunicação, confiança e transparência. O líder deve encorajar seus funcionários a emitir ideias, buscar inovações e desenvolver novos caminhos. A criação de metas e objetivos (tangíveis) é fundamental também para estimular cada pessoa da equipe.
Realizei uma pesquisa com amigos para saber o que mais os motiva em seus trabalhos e empresas. A consulta foi aberta, sem direcionamento na resposta. Pedi a cada pessoa que respondesse três fatores estimulantes ou motivacionais para ele/ela, em sua ordem de importância. A tabela e gráfico a seguir mostra o resultado.
Durante a pesquisa foram sempre relatadas seis respostas diferentes, as quais são enumeradas abaixo:
·         Salários e Benefícios
·         Desafios, Atividades e Aprendizado
·         Chefe e Hierarquia
·         Ambiente de Trabalho e Equipe
·         Plano de Carreira
·         Reconhecimento

Como pode ser verificado pelo gráfico, o quesito salário e benefícios foi o mais citado e na pontuação geral chegou a 32% de participação. O total de pessoas que mencionaram esse fator foi de 94% dos participantes da pesquisa. Enfim, confirma-se a grande tendência dos profissionais estarem sempre buscando a melhor bonificação em suas empresas e, em caso de insatisfação, procurarem novas oportunidades. Uma situação bastante comum atualmente nas empresas são algumas bonificações e comissões extras por obtenção de metas, assim como generosas participações nos lucros. Bastante comentado também como fator motivacional foi a questão de um bom trabalho em equipe e ambiente de trabalho agradável, chegando a 22%. Completando o trio dos mais votados aparece com 17% o plano de carreira, algo que normalmente não é visto nas empresas. Todo funcionário gostaria de ter uma noção, que fosse básica, dos planos da empresa para ele pelo menos em médio prazo. O plano de carreira gera uma relação de confiança com a empresa, o que motiva o trabalhador a continuar a busca por suas metas.
Os desafios e atividades, além do aprendizado, realizadas no trabalho também são considerados fatores estimulantes, atingindo 15% da pontuação geral. É comum verificarmos funcionários insatisfeitos porque exercem funções sem grande importância ou que não utilizam o conhecimento que possuem. Isso gera grande desestímulo. Com 13% aparece o fator reconhecimento. Muitas pessoas já realizaram grandes feitos ou projetos e esperavam algum tipo de reconhecimento, seja uma promoção ou uma nova função, e no fim não tiveram. O reconhecimento eleva a autoestima das pessoas. Por fim, muito pouco citado, com apenas 2%, aparece o quesito hierarquia e chefia. A falta de entrosamento entre chefe e equipe pode gerar grande descontentamento e muitas pessoas acabam trocando de empresa devido a esse atrito. Portanto, a confiança e a parceria entre equipe e hierarquia são fundamentais.


Motive-se
A busca pela motivação é diária. A cada dia estamos vivenciando momentos bons e ruins. Temos que aprender a lidar com todas as fases, buscando nos estimular e encontrando soluções. A motivação vem, antes de tudo, do indivíduo. Vários fatores externos poderão nos ajudar (ou atrapalhar!), mas devemos estar prontos para enfrenta-los e continuar a busca pelo sucesso.



Frases
A persistência é o menor caminho do êxito. Charles Chaplin
O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. Henry Ford
Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer. Eleanor Roosevelt
Minha energia é o desafio,
minha motivação é o impossível,
e é por isso que eu preciso
ser, à força e a esmo, inabalável. Augusto Branco
Indicação de Leitura: A Motivação é o Sucesso (Scott Hunter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário