O
princípio da análise de Paretto passou então a ser estendido a outras áreas e
atividades, tais como a industrial e a comercial e, a partir da segunda metade
do século XX, passou a ser amplamente aplicado. Trata-se,
portanto, de uma ferramenta gerencial que permite identificar quais itens
justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua importância relativa.
A
análise ABC dentro dos custos projetos é bastante disseminada, pois geralmente
os projetos são compostos de múltiplas atividades, cada uma demandando vários
recursos. Dessa forma, existem muitos itens com seus custos associados que
devem ser controlados. Assim, a classificação ABC irá determinar os grupos de
itens mais significativos do conjunto.
Assim,
como resultado de uma típica classificação ABC, surgem grupos divididos em três
classes:
- Classe
A: são os itens mais importantes e que devem receber toda a atenção no
primeiro momento de estudo. Os dados aqui classificados correspondem, em
média, a 80% do valor monetário total e no máximo 20% dos itens estudados
(estes valores são de referência, e não são fixos).
- Classe
B: são os itens intermediários, que deverão ser tratados após as medidas
tomadas sobre os itens da classe A. Seus dados, em média, correspondem a
15% do valor monetário total do estoque e no máximo 30 % dos itens
estudados.
- Classe
C: são os itens de menor importância, embora volumosos em quantidade, mas
com valor monetário reduzidíssimo. Em geral, somente 5% do valor monetário
total representam esta classe e mais de 50% dos itens formam sua
estrutura.
O
gráfico abaixo mostra como se caracteriza a curva ABC:
Fonte: Slack, 1997, p. 37.
Portanto,
uma análise ABC deve obrigatoriamente refletir a dificuldade de controle de um
item e seu impacto sobre os custos e a rentabilidade, o que de certa maneira
pode variar de empresa para empresa.
É
inegável a utilidade da aplicação do princípio ABC aos mais variados tipos de
análise nas quais busca-se priorizar o que é mais ou menos importante num
extenso universo de situações. Assim, estabelece-se o que merece mais ou menos
atenção por parte da administração. Dentro do gerenciamento de custos de
projetos permite concluir não somente sobre quais tipos de custos de um projeto
devem ser contabilizados e analisados detalhadamente, como também o que deve
realmente ser controlado posteriormente durante a execução do projeto.
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